Maurício Martins Baldissin & Luísa Grigoletto Baldissin
Observar o mundo ao seu redor, usar os sentidos de maneira presente e completa, se tornaram práticas cada vez mais escassas. Como poderíamos resgatar estas ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano a partir do design, arte e conexão entre gerações?
A biografia humana é uma construção que resulta do desenvolvimento das nossas percepções. O conhecimento das neurociências e sua perspectiva neuroestética estabelecem as relações entre as percepções e o nosso comportamento. Isso envolve todo o neurodesenvolvimento e os processos neurológicos em suas diferentes etapas de organização da rede neural. Este conhecimento contribui para abordar o fenômeno perceptivo e seu mapeamento no corpo humano em relação aos marcos neurológicos evolutivos, ao aprendizado e à memória.
O conhecimento da antroposofia revela como o desenvolvimento perceptivo contribui para o amadurecimento do indivíduo a cada ciclo de sua biografia. Adicionalmente, a abordagem médico terapêutica associada aos conhecimentos antroposófico e neurocientífico proporciona a ampliação na imagem diagnóstica e reabilitação. Associados esses conhecimentos, obtém-se um repertório de ferramentas e de atividades criativas que estimulam a saúde e contribuem para o potencial perceptivo no decorrer das diferentes fases da vida. Nossas participações se estendem de 18 a 20 de setembro https://www.even3.com.br/gsahw-brasil-2024-sp/