Muita água no verão, um cuidado básico da sua saúde!

Acima de tudo, cuidar da saúde no verão envolve cuidar da hidratação. Altas temperaturas ambientes e maior tempo de exposição ao sol contribuem para que o organismo perca ainda mais líquido em suas atividades de regular a temperatura do corpo. A ingestão de água portanto é crítica, melhorando a circulação sanguínea, o bom funcionamento do intestino e protege os rins.
Mas, quanta água devemos ingerir?
Apesar da crença comum de que o ideal é consumir cerca de dois litros por dia, essa orientação não deve ser considerada regra, pois não leva em conta particularidades individuais.
Outros fatores, como condição climática, frequência de atividades físicas e práticas esportivas que podem exigir mais do nosso corpo precisam ser consideradas na quantidade de líquido que consumimos para nos hidratar.
Cuidado: a sensação de sede é um sinal que o corpo nos envia de que já perdemos boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão. Confira as dicas:
• Beba bastante líquido: além de água, lance mão de água de coco, sucos naturais, mate e chás gelados, frutas e legumes ricos em água – como o abacaxi, a melancia, o melão, a uva, a cenoura, o chuchu e o tomate.
• Experimente água aromatizada: dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás para ter uma nova experiência!
• Prepare seu próprio picolé: utilizando sucos naturais e forminhas próprias para picolé, você vai garantir sua hidratação com muito mais sabor. Sucos de frutas como maracujá, melancia, goiaba e tangerina são ótimas opções para fazer seu picolé caseiro.
• Na hidratação, como na alimentação em geral, dê preferência ao uso de produtos da agricultura biodinâmica, que segue os preceitos da antroposofia e, por isso, trazem outros benefícios à saúde. Se estiver fazendo algum tipo de dieta, consulte seu médico ou nutricionista para se assegurar sobre frutas e legumes que podem ser mais indicados padra seu consumo.
• Evite o excesso de bebidas alcoólicas: em excesso, elas levam a uma maior perda de líquido, principalmente através da urina. Quando consumir bebida alcoólica, beba também bastante água, revezando o consumo das duas.
• Tenha sempre à mão uma garrafinha de água para consumir com frequência.
• E se tiver problemas para se lembrar de tomar água, use o alarme do seu celular como mais um aliado para manter a boa hidratação do corpo.