
O desenvolvimento e a integração neurofuncional dos sentidos e das habilidades perceptivas intermediárias se destacam até os 14 anos. Nesse momento da vida, apuram-se os sentidos do olfato, do paladar, da visão e o de calor.
Na fase até os 21 anos, a proeminência é dos sentidos e das habilidades superiores. As potencialidades da audição, da palavra, do pensamento e do eu do outro instalam-se com plenitude no organismo humano por meio da rede neurofuncional relacionada.
Estamos falando dos três primeiros setênios da biografia humana, período crítico para a formação do ser integral e para o trabalho dos pais e educadores.
É sobre esse arcabouço que se organiza o livro Percepções Humanas – antroposofia e neurociências, do neurocirurgião Maurício Baldissin. A publicação agrega, em cada um dos 12 sentidos humanos pesquisados por Steiner, além do conceito, suas qualidades anímicas, algumas aplicações práticas associadas à sua estimulação, a rede neurofuncional envolvida e um breve resumo e correlação com os avanços das neurociências. Percepções Humanas foi lançado em 2014 pela Editora Antroposófica, no Brasil, e pela IAO Editorial, na Espanha.