Alimentos ultra processados: evite o máximo possível
Quer ter uma alimentação mais saudável? Um ótimo começo é saber o que são alimentos ultra processados e começar a evitá-los. E o que são estes alimentos? A rigor, dizem especialistas, nem são alimentos, mas formulações de vários ingredientes, a maioria de uso exclusivamente industrial, contendo pouco ou nenhum alimento inteiro.
Qual é o problema dos ultra processados?
O consumo destes produtos aumenta substancialmente o risco de obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão e várias outras doenças crônicas, além de encurtar a expectativa de vida.
Como reconhecer estes alimentos?
Uma forma prática de reconhecer um ultra processado é consultar a lista de ingredientes que vem na embalagem. Os ultra processados contém um número elevado de ingredientes (frequentemente cinco ou mais) e, sobretudo, a presença de ingredientes com nomes pouco familiares e não usados em preparações culinárias, tais como gordura vegetal hidrogenada, óleos interesterificados, xarope de frutose, isolados proteicos, agentes de massa, espessantes, emulsificantes, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários outros tipos de aditivos.
Alguns exemplos
- Carne processada, como salsicha, bacon e hambúrgueres;
- Barras de cereal ou cereal matinal;
- Refeições prontas, como lasanha e pizza;
- Sopas instantâneas;
- Sorvete;
- Chocolate
- Pães e bolos industrializados
Para saber mais: https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/por-que-voce-deve-evitar-o-consumo-de-alimentos-ultraprocessados/