Passarinhar

𝗣𝗮𝘀𝘀𝗮𝗿𝗶𝗻𝗵𝗮𝗿 que tal experimentar esta prática de Salutogênese? Vejam esta pesquisa! A vida traz infinitas e belas maneiras de fortalecer nossa saúde mental, emocional e física.

A pesquisa citada foi feita pela Universidade de Exeter (Inglaterra) em 2017, e revelou que observar aves reduz a tendência a desenvolver depressão, estresse e ansiedade. Ao avaliarem a influência de uma vizinhança arborizada na qualidade de vida das pessoas, os pesquisadores viram que os níveis mais desses sintomas estavam ligados a quantidade de aves em que elas estavam expostas.

Outras pesquisas também comprovaram essa tese. Uma delas com participação de voluntários, que mostrou que os cantos das aves são uma indicação sutil de um ambiente natural intacto, desviando a atenção de fatores estressantes (Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, em parceria com a Universidade Hamburg-Eppendorf (Alemanha)).

Recentemente, o King’s College London (2022) relacionou encontros diários com as aves com a melhora do humor de pessoas com depressão, além da população em geral. Os pesquisadores ainda sugerem que visitas a locais com abundância de aves poderiam ser prescritas por médicos com o objetivo de auxiliar no tratamento de problemas de saúde mental.

Enfim, pesquisas afirmando que o contato com a natureza melhora a saúde mental e o bem-estar não faltam. Cabe a cada um de nós parar pra observar!