A Clínica

Atendimento médico

Exame funcional

Práticas integrativas - terapêuticas

Pathwork

 

Práticas integrativas - terapêuticas

Trata-se de um conjunto de abordagens que age na nossa constituição, considerando as instâncias estrutural, funcional, emocional e auto-organizadora no self. Inclui instrumentos como compressas medicinais, medicamentos de uso oral e injetáveis, diversas terapias corporais e uma focalização psicoterapêutica na biografia individual. São ministrados em conjunto, de acordo com cada caso. Agem em busca do reequilíbrio da saúde ao atuar sobre a queixa principal, ou desempenham papel profilático, em sintonia com a necessidade do momento. O intuito é o de estabilizar os sistemas rítmico, sensorial e metabólico em nossa constituição.

Clique nos links abaixo para conhecer mais:

Terapêuticas corporais antroposóficas

Surgiram simultaneamente à medicina antroposófica. A qualidade do toque visa obter respostas específicas na interação entre os componentes da nossa constituição (instâncias estrutural, funcional, emocional e auto-organizadora no self).

• Massagem rítmica
Articula gestos e manobras como deslizamento, sucção e fricção, que reproduzem formas de movimento da água, do ar e processos do calor.

• Massagem Pressel
Compreende deslizamentos no corpo (costas, pernas e braços), facilitados pelo uso de óleos medicinais, conforme indicação diagnóstica. Além do efeito local, objetiva a ativação e o fortalecimento das nossas funções rítmicas orgânicas (sono, vigília, digestão e circulação, entre outras).

As sessões têm uma lógica sequencial. Inicialmente massageiam-se as panturrilhas e a região lombar; em seguida, as regiões altas e médias das costas, pescoço e braços. A aplicação nas pernas ajuda nos processos de eliminação/excreção; nas costas, facilita-se a regeneração/trofismo do corpo.

• Quirofonética
Une recursos da massagem e da fala e é aplicada como um deslizamento manual no corpo (costas, pernas e braços). As manobras descrevem desenhos fonéticos de vogais e consoantes, que correspondem ao movimento que o ar executa para a emissão dos fonemas, enquanto simultaneamente o terapeuta entoa o som correspondente. Essa experiência tátil e auditiva vitaliza os processos de comunicação da nossa constituição em seus sistemas rítmico, sensorial e metabólico-motor, incluindo-se aí a comunicação com o ambiente.

Voltar ao topo

Fisioterapia
Conjunto de práticas aplicadas à prevenção e ao tratamento da saúde por meio de eletroestimulação, termoterapia e manobras de reposicionamento global postural.

Voltar ao topo

Ergonomia
Estuda o desenho e a disposição espacial de máquinas e objetos para otimizar o manuseio humano. Estabelece formas mais adequadas para a saúde física e mental de realizar uma função, com respeito à anatomia humana e obtendo condição e rendimento melhores de trabalho e lazer. Busca o máximo de conforto no ambiente e previne o aparecimento de doenças como LER (lesão por esforços repetitivos) e DORT (doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho).

Voltar ao topo

Integração craniossacral e meditação

A meta prioritária dessas práticas é a busca de autoconhecimento e maior sensibilidade do corpo, com efeito positivo sobre a saúde. Seu efeito ordenador no líquido cérebro-espinhal acontece por meio de toques suaves e precisos nos ossos da cabeça, coluna vertebral, sacro e manipulações específicas das fáscias musculares. Associam-se a isso exercícios meditativos, práticas de pensamento, técnicas de respiração e movimentos conscientes.

Voltar ao topo

Clique para ampliar

Educação terapêutica antroposófica

Instrumento para diagnóstico evolutivo e ampliação do atendimento clínico-terapêutico, a educação terapêutica antroposófica, em nossa Clínica, é aplicada no âmbito da psicopedagogia. Ela se utiliza de recursos artísticos para o desenvolvimento criativo verbal e não verbal.

É indicada para fases em que as imagens da vida começam a perder a forma, a luz e o colorido, e o olhar consciente se distancia das possibilidades de mudança, próprias da vida humana. Com o instrumento artístico, a vontade adormecida é estimulada.

Voltar ao topo

Clique para ampliar

Aconselhamento biográfico

Abordagem terapêutica que utiliza as leis biográficas, de acordo com a visão da antroposofia, leva a pessoa a uma revisão de sua trajetória de vida, com especial atenção para compreender dinâmicas da personalidade e vitalizar forças cuja estagnação esteja na raiz de crises ou doenças agora presentes.

Voltar ao topo

Psicologia

• Psicoterapia orientada pela antroposofia
Tem como fio condutor o olhar panorâmico para nossa biografia individual, em busca de harmonia bio-psico-espiritual. Aprimora a autoconsciência e propicia o reconhecimento da essência (imagem de self) e dos muitos papéis sociais, profissionais e familiares que desempenha. O objetivo é atingir um pensar claro e sentimentos vivos, que contribuem para trazer novas perspectivas de vida e as melhores ações nesta direção. Os instrumentos são o encontro psicoterapêutico, a atividade artística (pintura, modelagem, tecelagem, desenho de formas dinâmicas) e as técnicas de desbloqueio consciente.

• Psicoterapia breve
Mantém o foco no conflito principal do momento, uma vez que a energia emocional, ativada, produz uma intensificação somática para diferentes manifestações que estão sendo enfrentadas. Os resultados terapêuticos são bastante eficazes em tempo reduzido.

• Psicodiagnóstico
Por meio de testes, escalas e entrevistas, é possível reconhecer a biografia pessoal em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais, psicomotor, de memória e de atenção, considerando ainda o desempenho vocacional e pedagógico. Dessa forma, é possível localizar o que possa estar dificultando o caminhar, seja na vida profissional, nos estudos ou nos relacionamentos.

• Diagnóstico neuropsicológico

Trata-se de uma abordagem que contempla um conjunto de testes, técnicas e procedimentos que possibilitam a visão do nosso funcionamento cognitivo e emocional. Focaliza as principais funções mentais (orientação, atenção, memória e aprendizagem, linguagem, organização e planejamento, percepção e motricidade, entre outras), buscando uma readaptação às novas condições de vida.

Voltar ao topo

Clique para ampliar

Rua Barão de Teffé, 160 - Conj. 408/409

CEP 13.208-760 - Anhangabaú - Jundiaí/SP

Fone/Fax: (11) 4521-7121 / 4522-0382 / E-mail: contato@neurodiagnose.com.br